cover
Tocando Agora:

Medalha Padre João Felipe Bettendorf: pela 1ª vez, uma instituição recebe a comenda em Santarém; veja como foi cerimônia

Prefeito Zé Maria com os membros da Casa Rosa Reprodução/Prefeitura de Santarém A cerimônia de entrega da Medalha Padre João Felipe Bettendorf, principal ...

Medalha Padre João Felipe Bettendorf: pela 1ª vez, uma instituição recebe a comenda em Santarém; veja como foi cerimônia
Medalha Padre João Felipe Bettendorf: pela 1ª vez, uma instituição recebe a comenda em Santarém; veja como foi cerimônia (Foto: Reprodução)

Prefeito Zé Maria com os membros da Casa Rosa Reprodução/Prefeitura de Santarém A cerimônia de entrega da Medalha Padre João Felipe Bettendorf, principal honraria de Santarém, no oeste do Pará, marcou as comemorações dos 365 anos da cidade nesta segunda-feira (22). O evento, realizado na Casa da Cultura, reconheceu a contribuição de seis agraciados para o desenvolvimento local e oficializou o projeto que destina um terreno para a futura sede da Associação Amigos do Peito – Casa Rosa. ✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp A comenda, instituída em 1981, homenageia o jesuíta considerado o fundador de Santarém. Neste ano, receberam a medalha: A Associação Amigos do Peito – Casa Rosa; Francisco Antônio Vieira da Silva (Seu Nem), comerciante do Mercadão 2000; José Maria Parente, comerciante e produtor rural; Bruno Manuel Moura de Sousa, médico radiologista; Gelson Luiz Posenti, produtor rural e líder comunitário; Adelaide Machado Portela, médica oncologista. Representando os trabalhadores da economia popular, Francisco Antônio destacou o valor coletivo da honraria: "Foi uma grande surpresa. Hoje não represento só a mim, mas toda a minha classe. São pessoas que acordam cedo, voltam tarde para casa, buscam o sustento da família e ajudam a atender a população todos os dias. Receber essa medalha é um reconhecimento não só ao meu trabalho, mas ao trabalho de todos eles." Medalha Pe. João Felipe Bettendorf: personalidades e instituições recebem honraria Anúncio histórico para a Casa Rosa O momento central do evento foi a assinatura do projeto de lei que autoriza a doação de uma área para a construção da sede da Casa Rosa, instituição que há cerca de dez anos oferece hospedagem, alimentação e apoio psicossocial a mulheres em tratamento contra o câncer na região. O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, destacou o impacto financeiro da medida para a continuidade dos serviços: "Encontramos uma forma legal para garantir a destinação de uma área para que a Casa Rosa possa construir sua sede própria. Isso representa muito para a instituição, porque os recursos arrecadados poderão ser investidos cada vez mais no acolhimento e não no pagamento de aluguel. Essa foi a surpresa da noite e um gesto de governo em favor da vida." A fundadora da Casa Rosa, Leíria Rodrigues, relembrou a trajetória da entidade, que já amparou quase 200 mulheres vindas de diversas partes da região, e celebrou a segurança trazida pelo anúncio: "A Casa Rosa nasce de um processo muito doloroso, mas que foi transformado em acolhimento, dignidade e respeito. Hoje temos a certeza de que essa travessia foi positiva (...) A prefeitura hoje fez com que a gente se sentisse cada vez mais empoderada e ainda mais certa de que a Casa Rosa precisa continuar existindo." Para a atual presidente e diretora-executiva da instituição, Francisca Dias, a destinação da área representa um salto na capacidade de atendimento: "Receber a medalha já foi algo maravilhoso, mas receber a informação do projeto de lei autorizando a doação da área para a Casa Rosa foi algo extraordinário. É um presente que vai nos permitir ampliar ainda mais o acolhimento e a dignidade oferecidos às mulheres." VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região